26 outubro 2010

Gestão Eletrónica de Documentos para substituir documentos em papel





Este ano a versão actual do DocuWare já foi certificada pela Agencia Tributária Espanhola para guardar, em versão digital, documentos originariamente criados em papel, substituindo a necessidade da existência destes.

A versão 5.1b do DocuWare foi totalmente analisada por uma empresa de auditorias de TI que relatou que este software satisfaz na totalidade a lei vigente em Espanha, nomeadamente na Regulação EHA/932/2007 de 24 de Outubro que resulta da transposição da legislação comunitária.

Os requisitos para a certificação incluiam:

  • a garantia que o DocuWare 5.1b fosse capaz de gerar assinaturas digitais qualificadas que são adicionadas aos documentos no acto da digitalização
  • a garantia que a base de dados desta solução fosse assinada, ao fim de um dado periodo de tempo
  • a garantia que, para efeitos de inspecção, os documentos pudessem ser reproduzidos online.
Desta forma os originais em papel podem ser destruidos, uma vez digitalizados e arquivados no DocuWare.

As autoridades espanholas confirmaram a legalidade desta solução através desta certificação. Além de todas as vantagens já conhecidas de poupança de espaço, de velocidade de acesso à documentação e das inerentes melhorias de serviço ao cliente, a solução DocuWare vê agora reconhecida a legalidade de armazenamento destes registos e documentos sob a forma puramente electrónica.


Depois da Alemanha a Espanha é o 2º país europeu a certificar o DocuWare em termos de eliminação do papel no circuito fiscal, de acordo com as normas europeias.