
Na sua especialização no manuseamento de documentação digital a CleverTime-Consulting está a implementar soluções de arquivamento a longo prazo baseadas em jukeboxes ópticas Disc.
O armazenamento óptico trás vantagens absolutamente irrefutáveis que têm como consequência claros benefícios financeiros, associados a um aumento da segurança da informação e a uma operação mais "verde".
Com efeito a operação de uma jukebox óptica, nomeadamente as equipadas com Blu-Ray têm um custo de consumo eléctrico correspondente a uma fracção muito baixa do consumo de discos rígidos, que "aparentemente" são muito baratos, se apenas se levar em conta o custo na loja.
Uma solução de jukebox óptica com 4 drivers Blu-Ray e 210 slots (10,5 Tb) para os discos gasta apenas 140W*h o que corresponde e, relativamente a um array de discos, com capacidade equivamente, gasta menos 81% que um array SAS e menos 56% que um array SATA.
Todavia, no exemplo acima, assim que os discos Blu-Ray evoluam dos 50 Gb actuais, para os 200Gb esperados a capacidade da jukebox quadruplica, mantendo o mesmo gasto de energia o que vai levar a uma diferença, ainda maior, para os correspondentes arrays de discos rígidos.

Iremos divulgar mais informação sobre este actual tema de arquivamento a longo prazo sendo que, desde logo, a informação relevante sobre esta tecnologia de jukeboxes ópticas pode ser encontrada neste sitio.