16 julho 2010

Tempo de Férias

A miudagem torna tudo muito simples e nós deviamos aprender com eles. Muita da complicação a nossa volta é gerada por nós mesmos porque....o Urgente sobrepôe-se sempre ao Necessário.

Nos nossos seminários referimos com frequência uma história passada com uma secretária no advento dos processadores de texto baseados em PC's.

Ela tinha sempre tanto trabalho para fazer, uma vez que era a que mais rápido escrevia na máquina de escrever que não tinha tempo para aprender a utilizar o processador de texto. Foi um problema mas após te-lo aprendido naturalmente que reconhecia demorar menos de metado do seu tempo com a mesma carga de trabalho.


O mesmo se passa com a Gestão Electrónica de Documentos. Parece que não é prioritária atá à altura em que se experimenta. Depois passa a ser a aplicação mais utilizada (e integrada) após o email.


Temos de ter tempo para aprender coisas novas e ver em que vale a pena investir para reduzir custos fixos, seja em tempo dos funcionários, seja no custo dos processos, seja naquilo que for.


Não parar para pensar no que nos pode dar dinheiro a ganhar porque "não temos tempo" ou "não quero gastar" é dar tiros nos próprios pés.


Vamos pois tratar bem deles num mar refrescante e voltar a pensar nisto no regresso de férias.


Boas Férias.