12 julho 2010

GED - essa (grande) desconhecida

Há 15 anos o email ainda era grandemente desconhecido e ainda foi olhado com desconfiança durante bastante tempo. Hoje é o responsável por 92% da transmissão de informação e é um elemento vital na sobrevivência de empresas e governos.

A Gestão Electrónica de Documentos (GED), apesar de já existir no mercado há mais de 20 anos ainda é olhada como desnecessária. Como é possível ?!? Temos ziliões de papéis, emails e anexos, ficheiros windows de todo o tipo e dizemos que não é necessário ?!?

Todas as aplicações lidam com documentos de algum tipo, não é bom termos um repositório ÚNICO para os documentos manuseados por todas elas ?!? Não seria bom acabarmos com os "arquivos pessoais", sempre incompletos espalhados pela organização ?

Numa altura em que temos de reduzir todo o tipo de custos e ser mais e mais competitivos, como é possível que se mantenha a diversidade inaudita de repositórios para a nossa informação ?!?

Não podemos perder tempo a ir a um arquivo procurar documentos, a ir procurar um papel num processo de aprovação, nem a fazer pesquisas em n locais diferentes para procurar documentos relacionados com um mesmo tema.

As empresas podem ter a sua sobrevivência dependente de uma aplicação tão simples como esta.

Pensem nisso !